sábado, 15 de novembro de 2008

Resposta!

Pois é!!! Este é o blog com a clientela mais culta de toda a blogosfera!!!



Estive a rever "O Clube dos Poetas Mortos", que é um daqueles filmes que motivam e inspiram gerações. Foi quando o vi pela primeira vez, há muitos anos, que se me atravessou pela mente, também pela primeira vez, a vontade de ser professora. Inspirar os outros, incutir-lhes vontade de serem eles próprios, pensarem pelas suas cabeças, não se limitarem a serem apenas mais um no rebanho que passeia pelo mundo. Terem as suas próprias crenças e convicções e lutarem por elas.

Acredito seriamente que a esmagadora maioria dos meus colegas sonha com o mesmo. Tem estes mesmos objectivos e ambições pessoais, para além dos da planificação anual.

Daí que o desrespeito pela nossa classe nos magoe tanto. Daí que não queiramos perder dias e noites preenchendo papéis sobre a nossa própria avaliação ou a dos colegas. Daí que não queiramos preencher papelada infindável para vendermos os Magalhães do Sr. Eng. Daí que não queiramos avaliar os métodos de ensino dos nossos colegas. Daí que eu não reconheça competência e autoridade a muito boa gente para entrar na minha sala e avaliar o meu desempenho, mesmo acreditando e/ou sabendo que são excelentes profissionais. Sendo que todos os nossos métodos são necessariamente diferentes, quem julgará se os meus são melhores ou piores que os deles?

Em dia de luta, (mais um), e tendo revisto este (fabuloso) filme há dois dias, este meu desabafo era inevitável. Espero que compreendam...

... Resto de bom fim-de-semana, que eu vou continuar de volta das minhas papeladas!

9 comentários:

aespumadosdias disse...

Quando vi pela 1a vez este filme não fazia ideia nenhuma que iria ser professor. Andava eu no 10o ano e fui com os meus colegas de turma e a professora de Português ao extinto cine 222 no Campo Pequeno.

Daniel Simões disse...

Já o vi... ainda não me tornei professor... mas também não estudo para isso. Quem sabe, seguindo a lógica - ver filme- tornar-se professor - daqui a uns anos (poucos), poderei andar a preencher dessa papelada também.

Bom fim-de-semana!

mf disse...

Ainda ontem falei dos professores no meu blog. Porque já andei pelas Secundárias, porque tenho família e amigos todos por aí. Sei bem o sufoco que atravessam. Tento ajudar no que posso. E dou-vos força... Muita, muita força... Porque só sabe o que é ensinar hoje quem viveu ou vive por dentro ded uma escola... ;)

Carlos Lopes disse...

Venceremos!

Maria Manuela disse...

Continuem a lutar porque o sistema de avaliação que vos querem impôr é uma vergonha (o SIADAP - aplicado à Administração Pública - também é uma treta mas esta gente não sabe sair à rua com nível)!!!

Maria Manuela disse...

Continuem a lutar porque o sistema de avaliação que vos querem impôr é uma vergonha (o SIADAP - aplicado à Administração Pública - também é uma treta mas esta gente não sabe sair à rua com nível)!!!

Sadeek disse...

Venerei este fime. Muito mesmo. Mas graças a Deus nunca me deu para ser professor....AHAHAH

Boa sorte para esta "guerra"...

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOO

Blossom disse...

é, de facto, um excelente filme...

Merchi disse...

... esse filme marcou a minha adolescência.
Uma referência