segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Halloween ou o Pão por Deus?

Para quem não sabe, a origem das tradições é exactamente a mesma: romana! Senão vejamos a informação que eu própria sei, forçada por alguma investigação online para esclarecer aqueles que acham que esta tradição do Halloween nada tem a ver com os nossos costumes:

O Halloween é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, esta ocasião é conhecida como a Festa de Todos os Santos, celebrada todos os anos no dia 01 de novembro.

Estudiosos acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra a Pomona (deusa das frutas), e também do Festival Druida de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas) que, de acordo com a crença, reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para os levar ao céu dos druidas neste exacto dia. Para os druidas, Samhain era o fim do verão e o festival dos mortos.

31 de outubro marca também o terminus do ano celta.

A palavra Halloween tem origem na igreja Católica. É uma contração de All Hallows Eve, que seria a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 de novembro.

Doces ou Travessuras (Trick-or-treat)
A brincadeira de "doçuras ou travessuras" não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas, e continuam hoje a ir, no nosso país pedindo o Pão por Deus.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudava-na a ir para o céu.

 

Halloween - "trick or treat!"

 

  • A tradição de dar doces, guloseimas e frutas veio dos duendes, pelos antigos celtas - esta chegou até nós, portugueses.
    Nessa noite elas gostavam de pregar partidas ("tricks") aos humanos - esta não chegou até nós...

Para lhes agradar e evitar as suas maldades, as pessoas deixavam doces e frutas ("treats") à porta das suas casas. - para agradar às crianças também nós lhes damos o Pão por Deus.

  • Daí surgiu a famosa frase "trick ou treat" que dizem as crianças britânicas e norte-americanas quando celebram o Halloween, o Dia das Bruxas, e pode ser traduzida como "doçuras ou travessuras".

Agora digam-me: Sou só eu que vejo em ambas as culturas e tradições bastantes semelhanças a ponto de achar que têm uma origem comum?

7 comentários:

Vício disse...

é claro que têm algo em comum!
nenhuma delas é cultura de transgénicos...

aespumadosdias disse...

Gostei! Fiquei mais informado.
;)

David XP disse...

As coisas que esta menina sabe ;)

Cati disse...

Amiga... a Igreja Católica, no fundo, criou os feriados e festividades como hoje os conhecemos!

Eu própria tive de fazer várias investigações ao longo dos últimos anos sobre o Halloween e cheguei à conclusão que a culpa é toda dos PAPAS!!! LOL

Happy Halloween...

Big kiss*

Cati disse...

Bem, o que eu queria meeeeesmo dizer é que essa do pão por Deus foi mesmo inspirada no "Trick or Treat". Foi assim uma espécie de "camuflagem"... Como outras que a Igreja Católica foi fazendo (basta lembrar-nos da apropriação e adaptação livre das festividades romanas politeístas).

Ok, estou a alongar-me... who gives a damn?!? Let's get drunk!

Beijoca embruxada!

Anónimo disse...

O pão por Deus...é tão aconchegante....lembra-me a infância... =)

nanabrites disse...

o fogo de protecção contra os males do Inverno era levado pelas pessoas para casa para se protegerem das trevas e do que não entendiam. Usavam diferentes recipientes para transportar a brasa: nabos e cabaças ocos por dentro. daqui à jack-a-lantern foi um saltinho.
É só mais uma acha para esta fogueira.