quinta-feira, 24 de julho de 2008

1980

good old days

Comme d'habitude, o meu amigo Carlos do I Blog Your Pardon desafiou-me a fazer um post sobre o ano do meu nascimento - o incrível 1980.

Ora, em 1980 foi entregue o Prémio Nobel da Paz a Adolfo Pérez Esquivel pela sua luta pelos direitos humanos.

Estreia a Guerra das Estrelas - O Império Contra-Ataca, do realizador Irvin Kershner, votado como o 9º melhor filme de sempre no site do imdb. Bem mais do meu género, de Stanley Kubrick, baseado numa obra de Stephen King, estreava o fabuloso The Shining e ainda, de Martin Scorsese, Touro Enraivecido. Ainda em 1980, Woody Allen ganhava um Bafta pelo filme Manhattan e começava a sua relação com Mia Farrow. Foi uma grande época para o cinema nos mais variados géneros, embora a ficção científica não seja o que mais me agrada.

Em termos musicais, formou-se um grupo que aprecio muito, em Basildon, Essex, UK - os Depeche Mode, e, em Portugal, nascem os GNR, de que já gostei mais, mas que muito me animaram com o seu Rock in Rio Douro, aquando dos meus "sweet sixteen".

Em Abril de 1980 foi publicado o 1º número da revista mensal Mickey em Portugal da qual fui leitora assídua passados uns anitos; ainda nesse mês morre o famoso Jean-Paul Sartre em Paris - o seu funeral foi acompanhado por mais de 50.000 pessoas (ou franceses -como preferirem). Ainda no campo da literatura, (ah, esperem! A Revista do Mickey não pode ser considerada literatura por mais que eu o quisesse), dizia eu, ainda no campo da literatura, foi publicado pela 1ª vez nesse MAGNÍFICO ano O Nome da Rosa de Umberto Eco.

Passo este desafio a:

Thea;

Narizinha;

Sadeek;

Tita;

Maria Manuela (A Amante do Sr. Eng.)

Vício;

Daniel Simões;

Blue Eyes;

Lapa;

e a todos quantos aqui passem e queiram participar...

Bom fim-de-semana/férias a todos!

Beijos e abraços!

ADENDA a 6 de Agosto:

Esqueci-me de referir o hit do ano, dos Joy Division. Um tema que toda a gente conhece: Love Will Tear Us Apart.

13 comentários:

Cati disse...

Muito bem, tudo muitíssimo bem... mas o melhor acontecimento de todos foi mesmo o facto de termos nascido!!!

LOL

A ver se consigo escrever mais cenas diferentes sobre esse áureo ano...

Beijo gigante... (my heart is already bleeding for missing you...)

Carlos Lopes disse...

Não foi um mau ano, não senhor. Boas escolhas. O Mickey é literatura e da boa;-)

Vício disse...

eu vou tentar mas, sinceramente, não me lembro de absolutamente nada do que se passou no ano em que nasci!
eu nem via televisão na altura...

Cati disse...

ai... estou à seca na povoa... e o meu blog à seca de visitas e comentarios... e aqui no telemovel nem consigo abrir o mail... snif! I feel lonely!

Narizinha disse...

Desafio aceite mas só poderei fazê-lo para a semana com mais tempo!
Beijos
:o)

Anónimo disse...

Olá Sofia!
Desafio aceite, mas só para a semana.
Já agora, ainda não vi o banquinho ali ao lado na tua lista de links. :(

:)Eu sei que foi lapso!

Bom fim de semana e um grande beijinho!

S. disse...

Cati, termos nascido foi, de facto, o mais belo dos acontecimentos dessa bela colheita que foi 1980. :)

Carlos, só mesmo tu para compreenderes o efeito que a "literatura mickeyesca" pode ter numa criança como eu era (sou)!

Vício, na altura ainda não havia tv? Assim fico ainda mais curiosa sobre o que terá acontecido nesse FA-BU-LO-SO ano do teu nascimento. Algo que terei aprendido nas aulas sobre a pré-história?

Cati, also missing you already... sniff, sniff, sniff!

Narizinha e Blue Eyes, obrigada por terem aceite o desafio... take your time: there's no rush! Eu sei que não é um desafio fácil!

Beijos para todos

Daniel Simões disse...

The Shining, deliciosamente macabro, está no meu "top ten".

Belo ano...

Responderei ao teu desafio, daqui a... depois se vê..

Beijo ;)

Teresa disse...

não prometo que seja já já, mas responderei ao desafio!

Beijinho :)

Salto-Alto disse...

Hehe! Safaste-te mais que bem neste desafio! ;p

Beijocas!

aespumadosdias disse...

Desculpa lá, mas o melhor ano foi...




1974!

Rafeiro Perfumado disse...

Retive 4 coisas do teu ano:
Depeche Mode - dos melhores concertos que já vi, tive pena que tivessem cancelado o seguinte em Alvalade
GNR - gostava até à triste figura que fizeram no Rock in Rio de 2006
Shining - onde comecei a perceber a genialidade do Jack Nicholsen
O Nome da Rosa - a primeira machadada nas minhas, até então, convicções religiosas.

Beijocas!

V. disse...

Olha, giro! Se me lembrar ainda faço :)