terça-feira, 27 de maio de 2008

Cannes

CANNES 2008: Francês leva a Palma de Ouro

Cena de Entre Les Murs

O Brasil até estava bem posicionado, mas não foi desta que levou a Palma de Ouro para casa. Os filmes brasileiros Linha de Passe e Ensaio Sobre a Cegueira perderam o principal prémio no Festival de Cannes para o realizador francês Laurent Cantet e seu drama Entre Le Murs. O filme bateu até o apontado como favorito entre a selecção oficial deste ano, Three Monkeys. Quem entregou a Palma de Ouro foi o actor Robert De Niro e a escolha foi feita pelo júri oficial, presidido por Sean Penn.

Baseado num livro do próprio François Bégaudeau (que faz parte do elenco), Entre Le Murs conta as histórias de um professor de literatura que dá aulas numa escola na periferia de Paris. O filme entrou na selecção "à última da hora", dez dias antes do início do evento e foi o último a ser apresentado. É caso para dizer que os últimos são os primeiros e eu estou desertinha para ver o filme, até porque me parece ser o género que aprecio.

Mesmo assim a comitiva brasileira em França não volta para casa de mãos a abanar. A actriz Sandra Corveloni, que não conheço, foi premiada como Melhor Actriz pelo trabalho em Linha de Passe.

A actuação de Benicio Del Toro, de quem gosto bastante, como o revolucionário Che Guevara em Che, rendeu-lhe o prémio de Melhor Actor.

Apesar de não ter recebido a Palma de Ouro, o à partida favorito Three Monkeys deu ao cineasta turco Nuri Bilge Ceylan o troféu de Melhor Realizador.

2 comentários:

aespumadosdias disse...

Também quero ver o filme que ganhou o festival.

Cláudia disse...

Hum...
Eu confesso que gosto mais de filmes comerciais :)