terça-feira, 4 de março de 2008

A vergonha dos recibos verdes

Esta foto foi retirada de uma reportagem da Visão, de 28 de Fevereiro desde ano, onde se retrata a difícil vida dos jovens licenciados, muitos com mestrados e doutoramentos, que têm um trabalho precário, quando o têm, ganham menos de mil euros e não têm protecção social, muito embora paguem mensalmente a sua parte para a segurança social.

A reportagem não é sobre mim, mas bem que podia ser... tenho os requisitos! Por eles, por mim, por todos quantos são jovens e são filhos de uma geração adiada, deixo-vos uma pequena oração para que ainda possamos sorrir enquanto nos esforçamos por esticar o "ordenado" até ao fim do mês.

.

Ó São Precário, protegei-nos a nós, precários da Terra,

fazei com que nos paguem subsídio de maternidade,

protegei as funcionárias dos centros comerciais e dos call centers,

concedei-nos direito a baixa médica,

subsídios de férias e reforma,

rendimentos para todos e serviços gratuitos,

e livrai-nos dos despedimentos malignos.

Amén!

.

(A todos os que não se revêem minimamente nesta realidade, os meus sinceros parabéns... no entanto, beware!, os vossos filhos poderão ser os próximos a dependerem de vós até de vós herdarem)!

19 comentários:

Nandu disse...

Sofia
Apesar de, graças ao Deus do meu post :), não sofrer desta maleita, estou contigo no que dizes!
É uma penetração com calão, passar tanto tempo a trabalhar com esse tipo de papelinhos!
No mínimo demonstra uma total falta de respeito...
Vou orar contigo, por quem está incluído nesta situação e por mim, para que não caia lá!

Full Kiss

S. disse...

E já são muitos por quem orar, e um deles até bem importante para ti! ;)

Sadeek disse...

Uma merda, não é?! Não conheço a realidade mas acho vergonhoso o que se faz aqui no nosso canto! Os patrões que abusam da necessidade do pessoal de trabalhar...o pessoal que baixa a calça a tudo porque precisa...e depois entramos nisto...

Melhores dias virão...

BEIJOOOOOOOOOOOO

Nandu disse...

Sofia, um deles muito importante para mim?!
Oh que raio... e quem mesmo?
Vá lá, uma dicazinha? PLEASE!!!
É que de repente, a recibos verdes, não me lembro mesmo...

:)))
FULLYYYYYY KISSSS

Nandu disse...

Ainda estou a matutar no teu fully kissed!
Normalmente não aceito um fully kissed de quem não me convida para jantar primeiro. Entendes?
Não tem romantismo!
Mas tu já me lês há algum tempo, por isso, vindo de ti, aceito! :)

Kiss fully, hug strongly

conchita disse...

Este país esta assim, que é que se pode fazer?!!!
É uma tristeza...
Beijos e continuação de uma boa semana :)

Anónimo disse...

Sabes o que penso não sabes?!?
Com sorte a partir do fim de Abril, outro galo cantará para nós...

Mas mesmo que a nossa situação melhore, nunca deixarei de gritar a minha revolta em relação a este descalabro que é trabalhar a recibos verdes para ganhar umas migalhas por mês, sem direito a nada.

Só quem sofre na pele é que sabe!

Crazy kiss*

Cláudia disse...

Comprei a visão precisamente por causa disso!

E impressionante o andamento que o nosso país leva..
Mas enfim!

Beijinho

Francis disse...

23 anos é brutal.
mas há sempre 2 maneiras de ver a coisa.

S. disse...

Francis: sinceramente, não consigo ver qual é a outra maneira!!! Podias dar uma pista...

Vício disse...

esse fanatismos futebolisticos nunca fizeram bem a ninguem!

Wolf disse...

Sou mais um...
Dessas coisas dos recibos verdes...
Que de verde nada têm...
Enfim...

Um beijo

aespumadosdias disse...

É algo que me revolta profundamente. Principalmente quando a maioria trabalha para o estado. Deviam ser eles a das o exemplo.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sofia
Esta é das maiores vergonhas dos nossos modelos de desenvolvimento.Representa um retrocesso dos Direitos humanos em toda a linha.

Beijinhos

Belzebu disse...

Esse Paulo Oliveira tem 38 anos, é licenciado e está há 23 a recibos verdes?

Pergunta do Ministro da Solidariedade Social: mas quem é que o mandou licenciar aos 15? Deve ter a mania que é precoce!

Aquele abraço infernal!

P.S. Estamos em Portugal, sabias?

Anónimo disse...

Belzebu, permite-me discordar, mas o facto de alguém ter começado a trabalhar aos 15 anos ou até antes, não a impede de vir mais tarde a tirar o curso superior... quando muito demonstra que é ingénua!

Hélder disse...

Felizmente, ainda não sei o que isso é, e espero nunca vir a saber.
Mas está na hora de isto finalmente acabar, e de levar uma pequena reviravolta!

PS - Votem em MIM!!! :D

Alien David Sousa disse...

É uma triste realidade. E depois aparecem com propostas para criar planos A e B para incentivar os jovens para isto e aquilo. É andar a gozar, não há muito a dizer.
Saudações alienígenas& kiss

Anónimo disse...

E quem ganha menos de 500?