quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Dos Santos não Queremos Nada!

As escolas Básicas e Secundárias vão deixar de ter santos ou santas na denominação oficial. A indicação partiu do Ministério da Educação, no âmbito da aplicação do Decreto de Lei n.º 299/2007, da Lei de Bases do Sistema Educativo.

O Decreto-Lei, de 22 de Agosto, define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos não superiores, acabando com as tradicionais EB 1 ou EB 2,3 e passando a existir apenas escolas Básicas e Secundárias.


Quanto à denominação das escolas, o decreto diz que “deve criar-se designações com que as comunidades educativas se identifiquem e que sejam facilitadoras da elaboração de cartas educativas, tratamento estatístico e da aplicação das novas tecnologias”.

O Decreto fala também da faculdade da escola poder incluir o nome de um patrono, que deve ser “uma personalidade de reconhecido valor, que se tenha distinguido na região no âmbito da cultura, da ciência ou educação, podendo ainda ser alusivas à memória da expansão portuguesa, à antiga toponímia ou a características geográficas ou históricas do local onde se situam os estabelecimentos de ensino”.

Assim, para redenominar as escolas públicas, o Ministério entendeu encarregar da escolha as Assembleias de Escola, dando entretanto a indicação aos órgãos directivos de que devem ser evitadas alusões religiosas, como nomes de santos ou santas.


Ora, se a mudança contribuísse para o melhoramento do nosso ensino até concordava, mas tudo continua de mal a pior. Temos o governo a preocupar-se com ninharias, pensando que o que deveria ser feito pelo ensino em Portugal, está feito e terminou.

Eu nem sou uma pessoa religiosa! Mas negar a nossa herança histórica e cultural, o nosso passado, não poderá trazer bons frutos para a nossa história e cultura futuras.

Se bem que, vendo o assunto sob outro prisma, tem alguma lógica, porque a violência que grassa pelas escolas não se coaduna com o santo nome que algumas ostentam.

Deste modo, acabemos com os feriados da Páscoa e de todos os que se relacionam com santos e acabem principalmente com os feriados do Natal e festividades equivalentes. Como vantagem, temos o facto de se acabarem com os discursos idiotas e sem sentido do PM e do PR. Que felicidade!
.
As imagens foram MAGNIFICAMENTE gamadas no blog WE HAVE KAOS IN THE GARDEN (modéstia à parte)! O link encontra-se ali à direita e aconselha-se uma visitinha... O KAOS faz maravilhas com o photoshop ou equivalente!
.
Entretanto deixo uma música que dedico à Educação em Portugal!
.
ADENDA: Aparente e felizmente, já se deu o dito por não dito e as escolas já podem voltar a ser santas... (gosto de pensar que foi por causa do meu post - hehehe)!

18 comentários:

Joseph 1 disse...

Sofia
Olá

Está tudo bem contigo?
Estás a entrar em 2008 um tanto "aborrecida com tudo e todos", no bom sentido da palavra.

O teu post tem toda a razão de ser nos tempos actuais, mas o que é que podemos fazer? Eles é que mandam.

Quanto à religião, somos muito amigos e continuaremos a ser, mas eu sou muito crente; Um dia ainda vou ao Ribatejo (terra?) e conto-te umas coisas que aconteceram comigo e que não dá para ser só "coincidências"...
Mas somos livres, e isso basta.

Havemos de continuar esta história, nem que seja por mail.

Obrigado pela visita, e a continuação de um 2008 bom; (Aqui sou eu que não acredito.)

Beijocas** amigas.
(Chove que se farta...)

Isabel Fonseca disse...

Ai, Portugal Portugal (suspiro longo e profundo)...

Sem comentários!

Um excelente ano para ti Sofia.
Beijinho*

Catarina Ferreira disse...

Ah pois da maneira que isto vai LOL
Obrigado pelas visitas ao meu cantinho.

=) Bom ano para ti menina*
beijihno grande*

cat*

Carlos Lopes disse...

Pois é, Sofia... Só se lembram de inventar coisas que nada intressam nem resolvem coisa alguma. Fogo de vista. Um ano SANTO para ti - acho que esta expressão ainda podemos utilizar ;-)

Carlos Lopes disse...

Ai, meu Deus... Já nem sei escrever. E isso fica mal num professor de português. "nada intressam", escrevi eu! Dá-me um desconto, ok;-) É do mau tempo...

Lisa's mau feitio disse...

Ora bem, onde é que se assina por baixo?
Nem mais, Sofia. (suspiro)

Beijoco

Tia Cremilde disse...

Até parece que estes animais não têm mais nada em que pensar... óh raça tonta!

quintarantino disse...

Lamento ter de vir aqui contrariar a onda que se levantou... aliás, esta dos santos como patronos dos estabelecimentos de ensino públicos parece-se muito como aquela da ASAE ter proibido as colheres de pau... a boataria é terrível ... e as interpretações enviezadas da lei nefastas... eu que o diga que todos os dias lido com elas... mas voltando lá aos santos, calma... ainda ontem tal foi taxativa e perempotariamente desmentido...

Francis disse...

a mim não me aquece nem arrefece...

Vanquish disse...

Olá Sofia!
Parece que entretanto já deram o dito por não dito.
Vai-se lá perceber esta gente!

Beijinho

Unknown disse...

Valha-nos os santinhos!

Lapa disse...

É pura e simplesmente só mais uma manifestação, arbitrária e discricionária, de Poder.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sofia
Claro que foi por causa do teu post! Mas tu cumpriste um dever de cidadania enquanto os do governo andam a gastar tempo e dinheiro com fait divers.
O teu post é um espectáculo e as tuas imagens são o máxim. Adorei.
Beijinhos

AmSilva® disse...

está provado que eles quando não têm nada pra fazer, mas mesmo nada de nada inventam assim umas coisas, depois na próxima vez em que se repete a situação de não ter mesmo nada pra fazer revertem a decisão
entenda-se não ter nada pra fazer como: jornal lido, cafés tomados, refeições no papo, jogos de golf actualizados, carro novo, passagem na casa de campo e outros etc's

Joseph 1 disse...

Sofia
Olá

Tudo bem?
Olha, hoje veio um desmentido do Governo,no jornal, cujos tópicos te passo a transcrever:

-Fica tudo na mesma.
-Governo nega ter dado indicações para redenominar as instituições de ensino público.
-As escolas podem manter o nome da localidade onde se inserem e que não há, na lei, nenhuma referência concreta à religião, nem para dizer que é autorizado, nem para proibir.

Como vês, são todos uns santinhos que não fazem mal a ninguém...eheheheh

Beijocas amigas**

Sadeek disse...

Hello Sofia....

Isto realmente ia dar uma chatice do caraças! Olha agora como é que eu ia dizer as escolas onde andei!? A minha querida "Santa Galinheiras" e o meu querido "São Camarate" iam ser injustiçados....não estava certo....

BEIJOS

Vício disse...

eu estava a tentar recuperar da noticia mas felizmente apareceu esta adenda!
era muito chato deixar de ver alguns alunos de joelhos...

José Carrancudo disse...

O Ministério da Educação na sua santa incompetência teima em ignorar que a razão principal dos problemas do nosso ensino escolar, causadora de todos os outros problemas, é um paradigma viciado, manifestamente destruidor de toda e qualquer aprendizagem, que foi imposto a este sistema pelo mesmo Ministério, quando há 30 anos prescindiu-se de desenvolver as capacidades de memorização dos alunos. Este paradigma absurdo está a ser reforçado nos seus efeitos nefastos pelo método global de ensino de leitura, que deixa mais de metade dos alunos sem capacidade efectiva de ler.

Estes assuntos estão discutidos em mais pormenor no nosso blog, onde igualmente propusemos as medidas que permitem reconstruir o ensino escolar.

Face a estes disparates pedagógicos monumentais, todos os outros factores, incluindo os nomes das escolas, são claramente secundários. Os Senhores estão a combater fantasmas, esquecendo dos problemas verdadeiros.