segunda-feira, 26 de novembro de 2007


Estamos diante da Porta Elvira, com as suas treze ameias. Todo o sol da Andaluzia cai pela encosta de Alhacaba. Daí, do Bairro de Carmen, saem os dois ciganinhos de que te quero falar. O mais pequeno, muito contente, bate as palmas. Tem o cabelo encaracolado. Os pés vão descalços sobre as pedras do caminho. Que idade terá ? Pouco mais de cinco anos. O mais velho é que já deve ter dez.
Com a roupa dos dois irmãos talvez se pudesse vestir um deles completamente.
O mais pequeno dança à volta do mais velho. Este vai com um ar importante, levando nas mãos um púcaro de leite. E começa o diálogo:
– Senta-te. Primeiro bebo eu e depois bebes tu.
Se o tivesses ouvido! Dizia aquilo com ar de imperador. O mais pequeno olhava para ele mexendo a ponta da língua.
Eu, como um tolo, contemplava a cena.
O mais velho leva o púcaro à boca e, fazendo o gesto de beber, aperta fortemente os lábios para que por eles não entre uma única gota de leite.
Depois, estendendo o púcaro, diz para o irmão:
– Agora é a tua vez. Só um pouco.
E o irmãozinho bebe com muita força.
– Agora sou eu outra vez.
E repete a cena, completamente indiferente aos meus olhares. Leva à boca o púcaro, já meio vazio, e não bebe.
– Agora tu.
– Agora eu.
– Agora tu.
– Agora eu.
E, depois de vários goles, o rapazinho de cabelo encaracolado, com a camisa de fora, esgota o leite.
.
Esses "agora tu, agora eu" encheram-me os olhos de água.

.

Jesus Urteaga ("ligeiramente" adaptado)!

15 comentários:

Joseph 1 disse...

Sofia
Olá

Post muito bem escrito, adaptado segundo afirmas, mas que me comoveu também. Para quem tem sentimentos, à parte a sua maneira de ser, é sempre penoso ler estas coisas.

Quanto à tua saúde, vou-te enviar 2 beijinhos muito doces e uma carícia carinhosa, para que essa rouquidão e não só, desapareçam rápidamente.

Para o Ribatejo, dum Beirão por residência.
Aparece sempre que possas.
Bye.

Vício disse...

a simplicidade que faz com que não seja
- Agora eu
- Agora eu
- Agora eu
- Agora eu

Blog da Mary disse...

Lindo texto!
Passei aqui para desejar uma boa semana.
Bjs

Anónimo disse...

Obrigada por este momento Sofia.

Não é facil encontrar-se outra coisa que "agora eu".

Um beijo

Cati disse...

E pronto.
Estás feita uma sentimentalona... LOL

Agora a sério...
Muito linda, esta adaptação que partilhaste connosco numa época que devia significar isso mesmo - partilha, sem cobranças e sem falsos moralismos.

Agora tu...
Dás-me a tua amizade assim, tão simplesmente como quem partilha um copo de leite... obrigada... é o melhor que sei dizer. Partilhar o meu melhor contigo... é o melhor que posso fazer.

Agora eu...
Eu tenho uma irmã mais nova e sei o que é partilhar dessa maneira tão particular que é dar mais a quem amamos e contentar-nos com menos... eu sei que se trata de uma história de gente pobre, e graças a Deus nunca o fui tão miseravelmente... mas tocou-me essa história que avivou memórias de tempos mais difíceis.

Agora tu...
Vê se te pões boa que eu morro de saudades!

Agora eu...
Vou-me daqui que já devia estar a fazer (mais) um teste e tinha-me prometido que não vinha a blog nenhum!

Agora tu...
Recebe um grande beijo meu!

Agora eu...
FUI!!!

Hélder disse...

O texto está fantástico. Lembrei-me das inúmeras vezes que a minha irmã fez coisas por mim.

São poucos os sentimentos tão nobres como a vitória na derrota. Porque vencer a fome e a pobreza por um irmão é isso mesmo.

Agora tu... já estás boa?! ;)

Beijinhos.

Unknown disse...

pois é, pois é.
O problema é que as Playstations e os laptops têm que ser vendidos e comprados e dados e oferecidos.

raios partam o "espírito natalício".

Francis disse...

de pulo em pulo, agora eu.

Dani disse...

Vim agradecer as tuas palavras e deliciei-me nas tuas...

Pedacinhos que nos mostram como corre a vida afinal... de beiço em beiço, como uma púcara de leite partilhada. =)

Boa semana. Volta sempre. Eu volto cá, de certeza.

S. disse...

Joseph, ainda bem que gostaste do texto e obrigada pelo desejo de melhoras. Sinto-me melhor e amanhã voltarei ao trabalho. Só espero não ter nenhuma recaída! Um grande beijinho do Ribatejo até à Beira

Vício, agora falaste tu, e como tu falas bem!!!

Mary, oi! É sempre um prazer ter-te por aqui. Boa semana para ti também.

S. disse...

Gata, grata pela visita; de facto, tornar-se cada vez mais dificil encontar um "agora tu", mas com vontade ainda se vai conseguindo!

Cati, e pronto, estou feita uma sentimentalona. Deve ser dos anti-bióticos... Partilhar é necessário e se calhar ainda emociona mais quem não tem irmãos, exactamente por isso mesmo! Estou a tratar de mim, como sabes... amanhã conto estar fina! (",)

htsousa, como disse à Cati, para quem não tem irmãos, como eu, é isso tudo e ainda um pouco mais. É o ter vontade de partilhar e não ter com quem... Estou quase operacional, obrigada pela tua preocupação. Beijinho

S. disse...

Mr. Xá, o espírito natalício já está partido - guarda os raios!!! eheh; Agora a sério, tens toda a razão, embora eu, que costumo trabalhar que me farto, ache que até tenho direito a um belo laptop com uma skin a condizer e uma pen com mais capacidade que a minha... e ainda uns cursinhos para aprender a usar tudo o que para aí anda e que o meu dinheiro não consegue comprar. 1 beijo, artista (não sabia que desenhavas tão bem)!

Francis, obrigada por pulares até aqui... podes pular mais vezes!

Daniela, é sempre um prazer ter-te por cá! A vida é assim, mais vezes e mais perto do que gostaríamos! Beijoca e volta sempre

Joseph 1 disse...

Sofia
OLá

Obrigado pela visita.
Ainda bem que já estás a ficar melhor, porque, a saúde, é um bem que temos que tentar preservar.
(Foi da minha receita|)
Repete a dose. É bom.

Saúde, e bons sonhos
Uma beijoca sincera.
Xauzinho.

Carlos Lopes disse...

Bonito texto, como só pode também ser bonita quem o quer partilhar...
Estiveste doente?

Há textos que nos ajudam a ficar mais saudáveis, não achas?

AJO disse...

Bem... voltei ao mundo dos blogs e claro vim cá fazer-te uma visita e bem... tens tanta coisa de qualidade para eu ler que vou ter de voltar brevemente porque agora foi só de fugida.... Boa Semana. Volto em breve. BJS