quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Considerações Pessoais sobre assuntos que não interessam a ninguém

Uma Questão de Sobrenome


Toda a gente sabe que a parte mais importante do nome é o apelido. Quando se pede um empréstimo, quando se telefona a marcar uma mesa no restaurante da moda, quando se é apresentado a alguém, quando se recebe um convite, quando nos candidatamos a um qualquer emprego ou mesmo em eleições (legislativas ou para a Associação Recreativa da terrinha - não importa), o nosso apelido vai à nossa frente, como que deixando logo ver quem aí vem. Todos os apelidos têm um rigoroso significado. Isto é tão certo como Fiat ser Fiat e Ferrari ser Ferrari.
Ou seja, eu gostava de me chamar Mello, Mendonça, Burnay, ou Menezes ou qualquer outra coisa que causasse mais frison do que o meu Silva... A culpa é do meu bisavô, que Deus o tenha, que era agricultor, daqueles que praticam uma agricultura de subsistência. Nunca conheci um agricultor desse género que tivesse um apelido jeitoso, nem sequer aceitável. Impossível, nem na rubrica "Mundo Louco", um agricultor chamar-se Sotto Mayor. Agora imagine-se um banco chamado Silva...

Actualmente, em histeria contra-revolucionária, todo o mundo anda a baptizar a descendência com nomes nobres. Nunca houve tantos Afonsos, Martins, Guilhermes, Salvadores, Bernardos; tantas Ineses, Beatrizes, Carolinas, Carlotas e Constanças. O problema, na minha opinião, é que o sobrenome destoa sempre. A filha de um Queijinho não se pode chamar Constança Queijinho! Tem que ser Maria, ou Joaquina. As pessoas devem tentar perceber que a atribuição de um nome é uma arte, como a pintura ou a literatura, tem que haver equilíbrio estético, poesia, métrica, abstracção, tem que nos fazer sonhar. Um nome é um texto pequenino. É por isso que os escritores com nomes maus arranjam pseudónimos.

Os apelidos contam logo tudo sobre a nossa origem social. São uns bufos! As pessoas podem tentar camuflar (enriquecer, comprar brasões, casarões, carrões, mandar os filhos para bons colégios), mas os sobrenomes não as deixam ir mais além. Um Silva será sempre um Silva, um Pereira nunca passará de um Pereira.

Nestes dias de novos-ricos, em que cada vez é mais difícil distinguir quem é de quem gostaria de ser, é necessário valermo-nos de uma regra simples para conseguirmos determinar quais os nomes que são verdadeiramente chiques. Sendo eu uma mulher do povinho, dediquei a este caso um zelo insuspeito e estou certa de que não duvidarão, os que tiverem a paciência de me ler, da minha imparcialidade. Os sobrenomes encaixam-se em 3 categorias muito simples: a 1ª, a 2ª e a 3ª Classe, sendo que a 1ª Classe é óptima, a 2ª Classe razoável e a 3ª Classe uma vergonha!

Quando quiser saber a que classe pertence um apelido, pergunte-se sempre: é bicho, planta, local, objecto, ou adjectivo? Só é de 1ª Classe se não for nenhuma dessas. Apenas me ocorre uma excepção: uma pessoa pode chamar-se Anadia se for também Conde de Anadia, ou Alorna se for Marquesa de Alorna. Senão... NÃO!

Já os sobrenomes de 2ª Classe são aqueles que nos remetem a qualquer coisa, embora não imediatamente. Eu exemplifico. Ninguém pensa num pinto quando é apresentado ao Sr. Pinto. Ninguém pensa numa oliveira quando conhece o Sr. Oliveira. Já quando nos apresentam o Sr. Lagarto, a imagem não nos larga durante todo o jantar. E os apelidos de 3ª Classe?, perguntam vocês. Topamo-los logo - é instintivo. São aqueles demasiado originais (Pirolito) ou demasiado frequentes, como o meu (Silva).

A quantidade de apelidos também é importante. Quando se tem menos que 3 apelidos, é-se incontestavelmente popular. E não vale contar os "de" e os "e".

O povinho até já chegou ao poder. Em muitos países, as figuras de destaque na política, tem um mínimo de pedigree. Em Portugal não é assim, nem em Espanha. Atente-se no caso do nosso actual Presidente da República. O Prof. Cavaco Silva é nitidamente de um pedigree xunga. Para não dizer abaixo de cão. E o Primeiro-Ministro espanhol?! Zapatero. Pelo amor de Deus... Serei só eu a prejudicada por ter este sobrenome tão infeliz?! Sim, porque é dele a culpa de eu não ter um emprego decente - disso não há réstia de dúvida na minha mente.

23 comentários:

rps disse...

Tramado, tramado é o Dias por Adolfo ao filho.

rps disse...

Tramado, tramado é o Dias por Adolfo ao filho.

redjan disse...

BRILLIANT sof .... da silva !!

S. disse...

Glad you liked it!!!

Cati disse...

Muito bem Sofia!!! Estás a dar-lhe...
Olha, eu não concordo nada com isso. Até porque eu tenho uns nomes bem chiques e nunca ganhei nada com isso - descendente de gente paupérrima... Já pensei acrescentar um L ao último nome... a ver se resulta!

AMEI - ufa! deves ter suado!

Beijocas

PS - porque é que só respondes ao Redjan? Daqui a nada vou ali ao post de baixo buscar o machado e f"#$do esta mer"#$%da toda!!!! LOL (",)

Cati disse...

Bom... lá se foi a privacidade!!!

S. disse...

Deixa lá isso... podes sempre esconder-te nalguma silva! ;)

Cati disse...

pois... mesmo assim.

S. disse...

Cati, já estava na cama, mas o assunto estava a incomodar-me. Levantei-me e vim apagar o meu comentário - privacidade restabelecida! Problem solved I hope!

neto disse...

O meu nome é Silva Neto , como tal temos um comum. estas suas considerações foram simplesmente fabulosas , adorei. E não se preocupe com o seu nome , é sempre preferivél o recheio do que o embrulho.
Beijinhos

Cati disse...

Pronto... valia mesmo a pena acordares por isso!!!
Sou uma cabra - e ainda por cima com um nome nada chique! LOL

Um grande beijo!

PS - amanhã vamos dar uma voltinha... prometo que não levo machado... LOL

S. disse...

Silva Neto, ainda bem que gostou e obrigada por preferir o recheio ao embrulho!

Cati, amanhã?! então e hoje? hoje não queres nada comigo? Diz que sim, plz!!!

Schlumpy disse...

Há sempre a hipótese de casar com um Sotto Mayor, um Mello, um Burnay, Bettencourt, etc... e "herdar" o apelido também :)))

Wolf disse...

Fantástico, só um reparo.

Só tenho 1 nome e 2 apelidos, isso é bom?

E um deles é Pereira, o que é mau... mas as peras são boas!

E outro facto de salientar quando o primeiro e último nome começam com a mesma letra soa bem, dizem. O meu começa. :)

Pode ser que assim se esqueçam do pereira... ehehehe

Wolf disse...

com excepção de um que me veio agora à cabeça, não sei bem por quê...

Felismino Felizardo, este definitivamente não soa lá muito bem, mas deve ser a excepção! loool

Wolf disse...

hoje parece que estou com as pilhas todas...

A ser correcto o teu também começa e acaba...

Sofia - vem do grego Sabedoria
Silva - do latim Floresta, Mato

Sabedoria da Natureza, concluimos portanto.

Belo nome! :)

AJO disse...

Muito bem... conheço raparigas que casaram e adoptaram o apelido do marido só porque era mais forte... enfim... eu continuo com o meu «Oliveira» acho que não existe pior... mas é o que tenho

Lourenço Marques? disse...

Bem esgalhado, Sofia!


..."Um Silva será sempre um Silva, um Pereira nunca passará de um Pereira."...
Na tua óptica, eu sou um duplo entalado... já que sou Pereira da Silva! eheheheheeh

Wolf, estamos inspirados... primo!

Schlumpy disse...

Ajo, tive uma namorada cujo último nome era Ustinovich... não era má ideia eu ficar com um apelido desses :pppp

S. disse...

Wolf, you are too kind! Felismino Felizardo decididamente não é nada bom... Espero que nenhum venha a ler este comentário... LOL

Schlumply e Ajo, já não corro o perigo de casar por um apelido fino; já casei, o apelido dele é definitivamente melhor que o meu, mas ainda assim, cada um com o seu!!!

Lourenço Marques, esgalhado?! Estive semanas a trabalhar neste texto e o adjectivo que lhe atribui é... ESGALHADO?! LOL (agora a sério, muito obrigada! - não é todos os dias que se houve um elogio assim - quando alguém usa esse adjectivo em particular, eu concluo que foi sincero)!

redjan disse...

só responde ao redjan ??? bora dar cabo dele cati...

Pereira da Silva ? Irra, só faltava vir acompanhado de Malhão....

sof: FUNtastic post .......

AmSilva® disse...

hummm
não gostei nada dessa alusão a 3 categoria dos Silva
e porque?
ora porque eu tambem sou Silva
da Silva mais exactamente,

aconselhava-te a rever a descendencia ou melhor a ascendencia do apelido Silva

xiça, descendentes dos senhores De Albuquerque, poderosos outrora nas terras de el Rey, de Castilla
muito antes das republicas

apenas lamento foi o que se perdeu com o tempo...

日月神教-向左使 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 記憶體 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 美國置產須知 隨身碟 花蓮民宿